sábado, 29 de maio de 2010

PEGANDO PESADO......

Estava pensando como as pessoas pegam pesado consigo mesma quase tanto com relação as outras pessoas. Sim, vive-se num mundo de cobrança, não gosto da idéia ...... BUSQUE SEUS SONHOS. Mas afinal o que é isso. Sonhos nem sempre são para ser realizado. A concretização deles pode levar o individuo não ao paraíso, mas a algo parecido como o purgatório. E quando vc não tem sonhos, seja porque realizou todos ou simplesmente nunca foi capaz de sonhar. Alguem realmente pode afirma que o projeto humano de vida é a busca dos sonhos. E sendo assim, quais sonhos são para serem buscado.
Já sonhei em ter muito dinheiro, viajar pelo mundo conhecendo lugares (com ou sem dinheiro), namorar, ter um excelente emprego, passar num desses concursos públicos considerados Marajá, casar, ter filhos lindos e perfeitos......os sonhos mudam com a idade.
Passamos a perceber que os únicos sonhos que efetivamente podemos realizar são aqueles pautados pela simplicidade. Que sonhos megalomaníacos são impostos pela mídia. Carros modernos e caros, corpo perfeito, etc..... A mídia vive de vender sonhos. E nos compramos o pacote completo, não tenham duvida disso.
Quando o outro não corresponde aos nossos sonhos, ou melhor, ao sonho encantado vendido pela multimídia ficamos desapontados. Não desapontados com nos mesmo, o que seria aceitável, mas com o outro. Exigir perfeição, príncipes e princesas de conto de fada, quando não vivemos um é um absurdo. Passado o momento do feitiço e encantamento percebemos que estamos diante de bruxas e bruxos. Seria isso verdade.
Ninguém deixa de ser príncipe ou princesa para vira bruxo ou bruxas. Nos que acabamos buscando a realização de sonhos, que como já falei muita das vezes não são nossos sonhos e sim colocações do estereótipo social criado por uma sociedade de mercado.
Sonhos de verdade são simples, fácil de realizar, apenas difícil é compreender que a felicidade esta nos desejos mais simples. Pegamos pesado com os outros, como se eles não pudessem um dia ter caído em tentação ou mesmo que nos nunca erramos. Veja, sei que existem decepções e erros. Eu posso dizer isso nunca teria feito. Que alguém me magoou de mais, chegando ate mesmo a mudar minha visão da vida. Mas estamos olhando pelo ângulo correto? Não existe meio certo, meio errado, meia magoa. E se alguém o magoa você não pode rotular e medir sua intensidade. Magoas são magoas. Fruto de sonhos roubados. Cada um a sente de uma forma diferente.
Busque seus sonhos e viva o mesmo intensamente. È isso que o mercado de consumo vende 24 horas. Busque seus sonhos e ao realizá-los viva por completo. O problema é que ate aonde se vai à tentativa de realizar um sonho. Acaba-se esquecendo de ouvir a voz interior de nossa consciência, a única capaz de permitir ao ser humano realizar um sonho e vivenciá-lo em sua plenitude sem culpa. Culpa o que é isso? Afinal é, mas fácil não dar ouvido a nossa voz interior e sair cobrando postura dos outros e às vezes de nos mesmo por não realizá-los.
Somos culpados. Confesso!!!
Mas culpado por exigir algo que vai contra a natureza do ser humano. Não nascemos mal ou bom. Não somos vilões ou heróis. Somos resultado de milhões de ano de evolução. Erra faz parte de uma etapa obrigatória. E persisti no erro também. A questão não é perdoar, nada existe para tanto, pois aqui estamos para aprender e evoluir.
Chego à conclusão que o ponto central da evolução da humanidade esta no aprendizado do exercício da compaixão. Compaixão com o próximo e consigo mesmo.
Será que peguei pesado?

terça-feira, 18 de maio de 2010

COMO OS NOSSOS PAIS

Um pouco atrasado, mas continuo persistindo no intuído de manter uma regularidade neste blog. Alguns poderiam dizer que a ultima semana foi “pesada”. Eu prefiro reconhecer que ela na verdade representa o cotidiano de qualquer ser humano. Compreendendo-o como individuo capaz de sonhar e sentir suas emoções.

A semana que passou, iniciou-se com expectativas das comemorações que se aproximavam, diante da consagração, da antiga, maioridade civil de uma amiga especial, que como borboleta nesta data se transmuta e sai de seu casulo, renovada, deixando transborda sua beleza interior. Como só acontece com ela, esse período é repleto de duvidas, medo e anseios, que desaparecem como nevoa no alvorecer do dia festivo.

Não nego, gosto de estar próximo daqueles que admiro, nesses momentos, que são únicos. Neste caso teria, como em outros anos, de dividi-la com uma torcida capaz de lotar um maracanã. MOMENTO DE RENASCIMENTO, renovação de crenças, ainda mais no dia da minha consagrada protetora.

Inicio essa semana, entretanto, com apreensão, diante da noticia de que aquela que trouxe ao mundo uma pessoa também tão querida passa por MOMENTO DE INCERTEZA desse plano espiritual.

Renovação, Incerteza, duas face de uma mesma moeda que alguns filósofos chamam de VIDA. E numa tentativa de compreender o que estava ocorrendo, resolvi relembrar a historia de um ícone: Chico Xavier. Literatura que recomendo, sem ressalvas. Não gosta de ler, veja o filme.

Afinal, diante da ambivalência entre RENASCIMENTO e INCERTEZA, devemos reconhecer que a vida é exatamente isso. Um conjunto de perspectivas e expectativas, que conforme o referencial nos guia em direção opostas aos nossos sentimentos, ou nos aproxima dos sonhos.

Viver não é apenas sonhar, é ser capaz de sentir a emoção dos seus sonhos realizados ou não. É sempre acorda a cada manha com perguntas novas, sem ter ainda obtido respostas para as do dia anterior.

O que para muitos significaria tristeza ou insegurança. Cada dia mais percebo como as pessoas tem medo de formular perguntas, na incerteza de não conseguirem uma resposta. E como as respostas, poucas na juventude, são comemoradas como o fim em si mesmo. Parafraseando uma letra do Capital Inicial:

O que o futuro reserva pra mim?
Uma vida de tédio ou diversão sem fim?
Onde o destino vai me levar ?
A vida é inventada e descoberta
Eu não tenho as respostas
E também não sei se essas são
As perguntas certas

Os jovens têm tempo. Tempo para chorar as perguntas sem respostas. Com a maturidade, que se adquire com a idade, vem à descoberta de que viver não é esperar a tempestade passar. Mas, aprender a dançar na chuva. As perguntas do cotidiano podem parecer inicialmente como uma chuva leve que aos poucos são preenchidas por trovoadas e ventos que chegam a balançar os alicerces das convicções mais firmes.

Alguém perguntaria. E o Chico Xavier o que tem haver com tudo isso? Eu diria: leia o livro, leia o livro.....E descubra nele a fragilidade humana diante das perguntas e raras respostas que o ajudaram a trilhar seu próprio caminho, rompendo com sua sina.

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo
Tudo o que fizemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Como os Nossos pais (Belchior)

domingo, 9 de maio de 2010

DOMINGO NADA SERIO....DIA DAS MÃES

Continuando com a serie Domingo Nada Serio, depois da repercussão do vídeo da Amanda e do post de esclarecimento e desculpas abaixo, resolvi fazer uma pausa na minha veia cômica.
Afinal hoje é dias Dia das Mães.
MÃE......
Género que traz em si uma singularidade. Afinal é para essa mulher de braços sempre aberto que corremos para chorar nossas tristezas e felicidades. Sinonimo de Paz, Ternura e Amor (perene).
Já não tenho a minha para nesta data poder dizer: TE AMO!!!
Mas reconheço em cada uma das mulheres o espírito Materno, mesmo que algumas não tenham tal compreensão.
è a primeira pessoa a nos ensinar o significado da doação sem limite.
FELIZ DIA DAS MÃES!!!!
È para elas o vídeo abaixo......

HOMENAGEM AS MÃES - Lu Alone "Girls can Rock!!!"

sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUEM É A AMANDA DO VIDEO - Domingo Nada Serio

Como falei esse espaço é democrático, mas reconheço que o vídeo politicamente não correto abaixo que gerou algumas critica não foi uns dos mais felizes. Na verdade atingiu em parte sua finalidade ao permitir o debate de que em sociedade como a nossa tais manifestações, com “animus jocoso”, mantém enraizado no consciente coletivo a idéia de inferioridade da MULHER. Basta lembra a Musica do Tiririca Florentina ou Nega do Cabelo Duro (Luiz Calda).
Sei que para alguns tudo se resolve em uma brincadeira. Esquecem que numa sociedade machista e latina, por muitos anos negros, mulheres e criança foram vitimas dos mais bárbaros atos de atrocidade contra a dignidade da pessoa humana.
Sim, A humilhação que negros são submetido no cotidiano não é coisa apenas dos livros de historias. Não bastou publicar a Lei Maria da Penha para que a Mulher passa-se a ser respeitada. E lembrando quanto às crianças o noticiário recente envolvendo uma Procuradora de Justiça no Rio de Janeiro, demonstra que ainda existe muito a ser feito.
Bem fica aqui meu pedido parcial de desculpas por usar desse artifício para iniciar a provocação do debate. Este debate que não precisa ser feito apenas aqui no blog, mas diariamente por todos numa tentativa de valorização da pessoa humana.
Então quem é a AMANDA?
Somos todos nos, quando permitimos que tais situações ocorram.

domingo, 2 de maio de 2010

DOMINGO NADA SERIO

DOMINGO NADA SERIO...........

Iniciando a serie DOMINGO NADA SERIO. É isso mesmo, sou adepto do programa de ocio aos domingo, preferencialmente, mas adoraria exercita-lo as 2, 3, 4, 5 e 6 feiras e, tambem aos sabados por que não.

Sigo a linha do professor e sociologo italiano Domenico Masi em sua obra denominada "OCIO CRIATIVO. Deixe eu explicar. Sou adepto do ócio inteligente, da importancia do lazer e dos prazeres.

Ter tempo para o melhor lazer, liberdade de escolha e usá-la bem, poder usufruir do abençoado silêncio sempre que necessário, o senso estético da apreciação do belo, e espaço para abrir os abraços até o desejado. isso não tem preço.

Bem não vou alongar muito, pois estou quebrando meu ócio neste momento apenas para postar esse video ACIMA. So para descontrair. HEHEHEHHEHE

sábado, 1 de maio de 2010

Pato Fu Coração Tranquilo

Mente Quieta, Espinha Ereta e Coracao Tranquilo

Depois de um longo período afastado dos Blogs, aqui estou eu de novo numa nova tentativa, motivado por necessidades pessoais e académica. espero que me perdoem se não houver uma atualização sistemática e regular como o antigo Blog. Alias Blog novo em toda a totalidade. Efetivamente abandonei o Blog do terra, após a migração do antigo para nova formatação unilateralmente pelo provedor, o que acarretou a perda de todos os meus arquivo. Sinceramente isso foi a gota d'agua......PAREI com o BLOG

Desejo sinceramente que esse espaço seja um lugar para troca de ideias (sem clichés), a diversidade e acima de tudo um espaço para relaxar. portanto espírito aberto é fundamental. E como sempre acontece só comigo: perco um amigo, mas não perco a piada.

Entretanto isso são águas passadas e aqui estamos de volta, na lição do meu "filósofo" preferido para seguir vivendo é preciso ter MENTE QUIETA, ESPINHA ERRETA E CORAÇÃO TRANQUILO (Walter Franco).

É isso mesmo, Mente Quieta para não permitir ser perturbado por pessoas ou coisas sem valor ou importância, que cruzam nosso caminho. Basta para e pensar: O QUE EU TENHO HAVER COM ISSO!!!!

Espinha erreta, pois desta forma mantemos nossa cabeça erguida e os olhos na direção certa, ou seja sempre para a frente. Nada de olhar para traz e lamentar o que fez (passado) ou deixou de fazer (preterido mais-que-perfeito). Seguir em frente, sempre, afinal temos um tempo neste planeta que não deve ser desperdiçado.

Coração Tranquilo como o de um pescador que tem a sabedoria do TEMPO. Sim pescador sabe o tempo certo para lançar sua linha, de usar esta ou aquela isca para atrair o peixe que deseja e acima de tudo tem o discernimento para devolver ao mar o peixe ainda imaturo ou incapaz de saciar a fome.

Afinal viver é afinar o instrumento de dentro pra fora e de fora pra dentro.


Antes que esqueça, estou postando aqui o link para o Forum (unico espaço onde me permito ser serio):

Grupos do Google
Participe do grupo PROF_LOPES
E-mail:
Visitar este grupo